terça-feira, 9 de setembro de 2014

19 dicas de poupança com a Alimentação


As dicas que aqui apresento já não são novas, no entanto fiz uma compilação daquelas que considero mais úteis:

Não vá às compras com fome  – Eu geralmente vou às compras à terça-feira (agora ando na onda das promoções do Pingo Doce, e as promoções começam terças-feiras) e antes de sair para as compras faço um lanche. Não devemos ir às compras de barriga vazia pois com fome acabamos por trazer sempre mais comida do que era suposto, o que aumenta a conta final e nos faz ingerir algumas calorias extra.

Faça um orçamento de compras mensal  – Normalmente estipulo um valor mensal a gastar com as compras para a casa. Só costumo fugir ao orçamento quando vejo promoções em conta e então abasteço mais a dispensa.

Compre em quantidade -  Quando encontro promoções de produtos que utilizo com frequência compro em bastante quantidade no entanto é necessário conferir os prazos de validade para saber se iremos consumir o produto antes de a validade terminar.

Cozinhe em quantidade – Se, ao cozinhar contar com a refeição que vai fazer e com a próxima economiza não só tempo como dinheiro (consumo de gás). Se não gostar de repetir a ementa pode sempre congelar e utilizar num dia em que não tenha tempo para cozinhar.

Use produtos de marca branca  – cerca de 95% dos produtos que compro são de marca branca e além do preço ainda não lhe descobri diferenças. Alguns dos produtos que não consigo comprar de marca branca pois sente-se a diferença: coca-cola; cerveja; Margarina (só utilizo Vaqueiro) e shampoo.

Não compre refeições preparadas  – Além de ficar muito mais caro do que cozinhar em casa a qualidade deixa muito a desejar.

Não deite comida fora  – Quase tudo o que sobra pode ser reaproveitado. Por exemplo quando cozo batatas e cenouras as sobras podem ser utilizadas para fazer sopa. Quando corto pimentos ou abóboras congelo as sobras para poder utilizar na vez seguinte.

Esteja atento às promoções - para mim que não moro numa cidade é-me mais complicado aproveitar todas as promoções mas para quem mora é fácil basta perder meia hora por semana a consultar os folhetos e por exemplo num supermercado comprar a carne noutro o peixe noutro a mercearia, dependendo das promoções que existirem. Já encontrei promoções tão fantásticas que quase me pagavam para trazer os produtos. Para quem gosta de utilizar cupões podem acumular e a poupança será ainda maior.

Aproveite os produtos da estação - consoante a estação e para quem tem hortas é de aproveitar cozinhar o que se tem em maior abundancia e o que não se utilizar congelar. Por exemplo nesta estação na minha horta tenho muitos tomates, courgettes e cenouras. Os tomates lavo e congelo inteiros, depois é só retirar do congelador lavar e tirar a pele e está pronto a utilizar (apenas para o tacho pois não dá para saladas). A cenoura corto em pedaços e congelo para sopa e outra parte passo o ralador e congelo para quando quero fazer arroz de cenoura. Já as curgettes corto aos pedaços e congelo para sopa.


Tomar o pequeno-almoço em casa  e levar lanches para o local de trabalho (iogurtes, fruta, bolachas, biscoitos).

Produzir ervas aromáticas em casa -  Eu produzo os meus orégãos, que seco e guardo em frasquinhos. Os coentros congelo já cortadinhos e prontos a utilizar.

Preparar as ementas a partir de promoções - Analise as promoções e consoante o que estiver mais barato faça as suas ementas.

Preparar menus económicos- Muitas vezes cozinho num tacho só, por exemplo arroz de carnes fica mais económico em gasto de gás e na quantidade de carne a utilizar.

Aproveitar o pão duro para fazer fatias douradas e açordas.

Fazer regularmente uma vistoria à despensa - Não deixar que os produtos cheguem ao fim da validade.


Reaproveitar sobras - se sobrou frango pode utilizá-lo por exemplo numa quiche, se sobrou feijão-verde pode salteá-lo.

O peixe congelado por norma é mais barato e por vezes não se nota diferença na qualidade. Eu por exemplo prefiro comprar sardinha congelada.

 Desligar o fogão uns minutos antes de terminar de cozinhar algo

Comprar bacalhau seco e demolhá-lo fica muito mais barato que comprar congelado já demolhado.


Sem comentários:

Enviar um comentário