terça-feira, 16 de setembro de 2014

Poupar e ganhar: técnicas de poupança

Olá,


Hoje venho falar-vos de poupança. Sim leram bem : POUPANÇA!E sim sei que os tempos estão difíceis mas é sempre possível poupar e vou já explicar-vos como. Existem várias técnicas de poupança sendo a mais conhecida a do "pay yourself first" que significa paga a ti próprio primeiro: consiste em reservar 5 ou 10% do ordenado mensal e enviá-lo para uma conta poupança ainda antes de pagar qualquer outra despesa. No entanto e como os tempos que se vivem estão difíceis não é necessário abdicarem de uma fatia tão grande do vosso ordenado podem por exemplo aderir à poupança automática e definirem um valor mensal que vos é retirado automaticamente da vossa conta à ordem e enviado para a conta poupança não sei se todos os bancos oferecem esta aplicação mas sei que a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco oferecem. Como exemplo pessoal posso dizer vos que na Caixa Geral tenho uma poupança programada mensal de 20 euros e no Novo Banco tenho uma de 10 euros o que tudo somado no final de um ano significa 360 euros de poupança e a este valor pode sempre somar-se mais consoante a disponibilidade financeira de cada mês se por exemplo num mês virem que podem dispor de mais dinheiro podem reforçar a vossa conta com 200 euros por exemplo. Este método é para mim o mais fácil pois na minha gestão de despesas mensais já não contabilizo esse valor e é como se fosse uma mensalidade como outra qualquer.





Além do valor em poupança nos bancos podem também poupar à antiga: com mealheiros. o ideal é arranjarem um mealheiro grande e sem abertura, de maneira que só o possam abrir uma vez: quando estiver cheio. Neste caso o método que utilizo é o de la colocar todas as moedas de 1 euro e de 2 euros que me vêm parar a carteira. Não existe um valor mensal e nuns meses coloco mais que noutros depende do número de moedas que tenha. Ainda não sei que valor acumulei no mealheiro pois só comecei há 2 meses.

Há uns tempos atrás utilizava outro método: colocar obrigatoriamente 1 euro por dia numa caixinha, mas como nem sempre tinha moedas comigo acabava por acumular e no final do mês lá tinha eu que por 30 euros na caixinha. Com este método acumulam  365 euros por ano.




Podem também optar pelo conhecido Desafio das 52 semanas (consiste em colocar de parte 1 euro na 1º semana, 2 euros na 2º semana e assim sucessivamente. No final das 52 semanas terão amealhado €1 378.00. No entanto este método tem a desvantagem de terem de abdicar de bastante dinheiro nas ultimas semanas do desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário