terça-feira, 14 de outubro de 2014

Preparação dos cabazes de Natal- Parte I

E aqui por casa já vou preparando os cabazes de Natal pois há produtos que devem ser preparados com antecedência. Neste caso vou mostrar-vos como fiz conserva de pickles caseiros, que caso queiram fazer também, devem começar já pois os pickles demoram cerca de 8 semanas a curar.

Primeiro devem escolher os legumes que vão utilizar. Eu fiz 4 qualidades de conservas: uma com cenoura, couve flor, cebola e pepino, outra com cenoura, couve flor, cebola e feijão verde, outra com pimento, cenoura e cebola tudo cortado em juliana e outra só de pepino. A cebola que utilizei foi cebola normal cortada em pedaços pois não tenho cebolinhas na minha horta. Para a preparação dos pickles apenas comprei o vinagre de vinho branco e a couve flor pois os restantes ingredientes vieram da horta dos meus pais. Pelo que, para 9 frascos de conserva de pickles gastei cerca de 4 euros. Os frascos foram reaproveitados de conservas de grão, feijão e salsichas.

Vamos então começar por cortar e separar os legumes que vamos utilizar.




De seguida vamos colocar  uma panela com água ao lume e quando ferver colocamos a cenoura, o feijão verde e a couve flor a ferver apenas 3 minutos, retiramos e deixamos arrefecer um pouco enquanto a água escorre. A cebola, o pepino e o pimento não precisam de ferver, podemos colocar em cru.


Seguidamente fervemos o vinagre de vinho branco (para estes frascos utilizei 3 litros) com uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal por cada litro. Neste caso utilizei 3 colheres de cada. Depois é só dispor os legumes nos frascos devidamente esterilizados e deitar o vinagre por cima ainda bem quente, fechando bem os frasquinhos. Podem ser consumidos após 8 semanas e conservam-se cerca de um ano. (Devem guardá-los em local com pouca luz).






P.S: Peço desculpa pois a qualidade das fotografias não é a melhor mas penso que dá para  perceberem como ficaram os frasquinhos.


Espero que tenham gostado :)


Sem comentários:

Enviar um comentário